terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Série anticases: a venda de espaço na camisa de futebol levada às últimas consequências

Olá.
Com o futebol cada vez mais se tornando um negócio, foi-se o tempo de belíssimos e limpos uniformes de times de futebol. Hoje em dia, os torcedores se acostumaram (e até exigem) com camisas repletas de logotipos, lembrando macacões de F1, a fim de abastecer os combalidos cofres de seus clubes após anos de amadorismo (e até corrupção) de dirigentes. Antes, os patrocínios resumiam-se à frente do uniforme. Hoje, vemos nas costas, nos ombros, nas mangas, nos calções e até no "sovaco" da camisa.
Porém, o caso que vou mostrar extrapolou todo e qualquer limite de bom senso.
O mais triste da história é que trata-se do Guarani, um clube tradicional que já, inclusive, ergueu a taça do maior campeonato de futebol do país: o Brasileirão.

"Ainda tem espaço, fera. Anuncie aqui. Compro ouro".
Olha, é possível até perder o escudo do time no meio de tanto logotipo. Fico com o cérebro travado só de olhar. Too much information.
Tudo bem que o clube precisa de grana pra pagar salários de atletas, funcionários e outras despesas. Mas precisa diminuir a própria marca do clube a esse ponto?
Sem falar que esse tipo de branded placement não é benéfico nem para as próprias marcas que anunciam, tendo em vista que são muitas e estão próximas demais umas das outras. Para demonstrar o que eu quero dizer, peço que tire os olhos da imagem acima por um momento. De quantas você sabe dizer o nome? Se esse seu tempo sem ver for maior, você não terá gravado nenhuma.
Vamos valorizar mais as marcas dos clubes, diretores de futebol. Dinheiro é ótimo, mas não é tudo.
Procure marcas para fazer relação de parceria, não para fazer do clube uma mera mídia ambulante. Por maior que seja o valor envolvido, nunca deixem nenhuma marca ser maior que a de seu clube (e sim, isso é uma indireta para um clube acolá que fez até bandeirão pro patrocinador).
Fica o desabafo.
Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.