segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Liberdade, paz, democracia e uma bandeira nova, por que não?

Olá.
Depois das férias forçadas aqui do blog, vamos voltar aos trabalhos.
Todo mundo tem acompanhado as notícias sobre revoltas populares que vêm ocorrendo nos países muçulmanos do Norte da África e de parte do Oriente Médio. Revoltas essas que já culminaram no fim de regimes autoritários na Tunísia e no Egito. Agora as atenções se voltam para Líbia, que tem, atualmente, a ditadura mais longa até agora. Muammar Kadhafi governa aquele país há mais de 40 anos com mãos de ferro.

"♫ Conceiçãããão, eu me lembro muito bem..."


E o povo, vendo o exemplo de Tunísia e Egito, viu que não precisa continuar nessa situação e agora deseja derrubar Khadafi do poder. Até o fechamento desta postagem, a ditadura ainda resiste, com Khadafi completamente inflexível. Contudo, eu entendo que ele não vai durar muito tempo, visto que os revoltosos estão mesmo empenhados em derrubar a ditadura. E eu, obviamente, espero sim que a revolução Líbia seja bem sucedida.
Porque né, gente, esse povo sofre demais. Além da falta de liberdades individuais e da truculência do governo, a bandeira do país deles não é muito legal.
Pra quem não sabe, a bandeira da Líbia é isso aqui:

Isso mesmo. A bandeira da Líbia não passa de um pano verde. UM PANO VERDE!
Imagine a situação: você é um líbio e conhece um estrangeiro. Ele pergunta sobre as coisas do país e finalmente pergunta sobre a bandeira. Aí você responde que ela é verde. O estrangeiro pergunta por detalhes e finalmente, com a cara no chão, você informa que a bandeira não tem detalhes: ela e inteiramente verde.
Muita humilhação pra um povo só, não?
Por isso, decidi criar aqui no Ora píulas! um espaço para que você, leitor, possa sugerir uma nova bandeira para a Líbia, a ser usada a partir da derrubada da ditadura do pano verde. Crie um design que tenha, pelo menos, duas cores e alguma ilustração, texto ou whatever e mande para o e-mail do nosso blog:

orapiulas@gmail.com

A melhor sugestão ganha a eterna gratidão desse povo tão sofrido.
E é isso que todos nós desejamos ao povo líbio: paz, democracia, liberdade e uma bandeira muito mais legal.
Contamos com sua colaboração.
Abraço.

2 comentários:

  1. Esse Khadafi me lembra mais o Alexandre Frota, isso sim... hehehe

    Bem, verde é, digamos, a "cor tema" da religião muçulmana. Tanto que a bandeira da Arábia Saudita, lugar mais sagrado do islã, também é verde. A diferença é que a bandeira saudita tem uma mensagem escrita. Na da Líbia, NEM ISSO TEM!

    Tá na hora de renovar, né pessoal!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela visita e comentário =))
    abraço!

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.