quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Layout 2011 Ora píulas!

Olá.
É com muita satisfação que arrumamos a casa do Ora píulas! para melhor recebê-los neste 2011 que se inicia daqui a poucos dias.
Como tem sido de praxe nos últimos tempos, eu sempre procurei fazer uma mudança no visual do blog. A diferença este ano foi a reformulação na identidade visual da nossa marca.
Maaaaaaaas, antes de falar sobre essa reformulação, convém lembrar como se deu a evolução histórica da marca do Ora píulas!
Até onde eu sei, pouquíssimas pessoas acompanham esse blog desde o começo. Na verdade, de blogueiro, só o Geleia, lá do Soda Indie, que foi quem me convenceu a escrever em um blog. E, no princípio mesmo, como era um blog totalmente desprovido de pretensões, não tinha marca nenhuma. Só um template default do blogger, meus textos e nada mais. Maaaaaaaaaas, mesmo nesse tempo, apareciam comentários elogiosos e tal.
Porém, no mesmo ano, senti a necessidade de fazer algum elemento que desse identidade ao Ora píulas!, visto que sou um estudante de Comunicação e seria vergonhoso pro blog não ter nenhuma logo. Como meu conhecimento em HTML e CSS era zero na época, escolhi outro tema default, só mudei as cores e, pra personalizar, criei apenas um banner. O curioso é que, como eu tinha acabado de comprar este PC e eu não tinha nenhum programa gráfico decente instalado, fiz o banner inteiramente no maravilhoso GIMP.
O resultado está aí:
Porém, no final do mesmo ano, 2008, achei que devia fazer mais que um banner. Daí, criei um logotipo.
Substituí, portanto, a caixinha montada com imagem no maravilhoso GIMP por uma marca em vetor.
Tá certo que o mascote ficou com  o cabelo esquisito na época. Mas gostei tanto do resultado que mantive até esta semana assim. Mudava o layout, mas o logotipo permanecia o mesmo.


Mesmo assim, há algum tempo, eu já não estava mais satisfeito. Na verdade, nunca estive. Eu sempre tive uma ideia de como deveria ser a marca do blog mesmo, maaaas, isso demandaria um pesquisa. Até que, nos últimos dias, criei coragem e decidir fazer a tão sonhada reformulação, o resultado é esse aí:


Finalmente achei uma fonte que realmente combinasse com o que eu queria e dei uma recauchutada no mascote do blog, já que, pelo menos, no meu julgamento, ele parecia "improvisado".
Enfim, este ano, junto com um novo layout, uma nova marca. Espero que tenham gostado tanto quanto eu. Se não tiverem gostado, problema de vocês. Vai ficar assim mesmo até eu enjoar. Rá. :P
Quanto ao layout, é aquela história: está em beta e ainda sujeito a pequenas mudanças. Maaaaas, basicamente é isso aí.
Uma coisa eu garanto: a qualidade dos textos, que é o que realmente importa em todo processo de blogagem, farei de tudo pra não deixar cair. E conto com a ajuda de você leitores, através de sugestões, seja nos comentários, seja no Twitter (eu sei que alguns de vocês me seguem).
E aguardem que 2011 será ainda melhor. Eu espero, pelo menos.
Abraço.

3 comentários:

  1. É como se o bonequinho do Ora Píulas (como é o nome dele?) ficasse adulto. Percebeu que os traços do anterior eram mais infantis e o deste é mais adulto? E ficas chateado se eu disser que, na verdade, não vi tanta diferença no layout?

    ResponderExcluir
  2. @Risada Forçada
    Bem, a minha intenção não era mesmo mudar radicalmente o layout, por isso, deixei basicamente semelhante ao antigo. Por isso que ressaltei mais a reformulação da marca que foi o principal motivo da mudança. Ainda farei algumas

    ResponderExcluir
  3. Pow, Gostei! Eu tava querendo criar vergonha na cara e organizar o meu blog, mas ando sem tempo.

    =(

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.