segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Ficha Limpa é coisa do pessoal do povo

Olá.
Eu, enquanto cidadão, me senti na obrigação moral de me pronunciar aqui. Mais uma vez, políticos querem se apossar de uma conquista que foi totalmente do povo.
Numa das propagandas da televisão, candidato a presidência, Sr. José Serra, teve a cara de pau de dizer que a Lei Ficha Limpa foi feita pelo "pessoal dele".
Bem, quem acompanha este blog a muito tempo, deve saber que isso não é verdade. E já digo porque.
O Projeto Ficha Limpa, que originou a lei Ficha Limpa  foi concebido e tocado pela sociedade civil organizada e trata-se de uma Lei de Iniciativa Popular. Vale observar que é um movimento apartidário, ou seja, nenhum partido criou nem tomou a frente desse projeto, fruto de mais 2 milhões de assinaturas de pessoas como eu e você, que estão insatisfeitas com a política atual.
Se, por um lado, a lei diminuiu a incidência de candidaturas de político com ficha suja, o Ficha Limpa tem sido usado por muitos candidatos pra fins puramente eleitoreiros. Virou moda dizer "sou candidato ficha limpa" ou "eu votei a favor da ficha limpa".
E agora vem a candidatura do Sr, José Serra e praticamente se apossa de uma lei que veio diretamente dos anseios populares e cuja campanha para aprová-la foi criada e tocada pela sociedade civil organizada, ou seja, nós.
Não estou fazendo campanha pró ou contra candidatos. Só estou jogando um fato. Não importa quem seja ou de que partido seja: qualquer candidatura que afirmar que criou ou idealizou o Ficha Limpa está certamente mentindo. E sendo injusto com quem foi pra baixo do sol quente colher assinaturas enquanto muitos desses candidatos que querem os créditos do Ficha Limpa estavam em seus gabinetes, no ar condicionado, planejando a próxima campanha eleitoral. Repito: foi um Lei de Iniciativa Popular. Os autores da lei foi cada pessoa que assinou. Não deixe que nenhum político tire uma conquista que foi inteiramente nossa.
Para saber mais sobre o Ficha Limpa, não deixe de acessar o site do projeto.
E a Ficha Limpa foi só o começo. Precisamos continuar criando a cultura de nos movimentarmos pra nós mesmos apoiar leis que nos interessem e não apenas esperar pela boa vontade dos nossos representantes ou que eles apareçam para pedir votos ou fazer média. O povo tem muito poder. O Ficha Limpa tá aí pra provar.
Resumindo: não se deixe enganar. Toda conquista vem da organização popular. Não deixe que nenhum político tire de você uma conquista que é sua.
E vamos lá. As eleições tão chegando. Votem primeiro, mas não esqueçam de cobrar depois.
Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.