terça-feira, 6 de julho de 2010

Ser moderno mesmo é gritar gol depois de todo mundo


Olá.
Esta Copa do Mundo, dentre outras coisas, vai ser marcada como a primeira depois que a TV digital foi inaugurada. Contudo, pouca gente conta com um aparelho com o sinal digital. E quem tem, obviamente, está em vantagem sobre os outros por causa da melhor qualidade de imagem, certo?
Errado, xará.
E nesta Copa, em especial, muita gente descobriu que está pagando um preço muito alto por uma melhor imagem na TV. Está comemorando gol depois de todo mundo.

"- Falta pra nós! Vamos lá Bra...
Vizinho: -GOOOOOOOOOOOOOOOOL!
-Como assim gol? Agora que o cara foi autorizado a bater... ih, e não é que foi gol mesmo?"


Isso se deve por causa de um efeito chamado delay. Trata-se de um atraso que é decorrente da viagem do sinal de TV de onde vem a transmissão para o satélite e do satélite para os aparelhos de TV. Todo aparelho tem delay. No entanto, como a qualidade de som e imagem do sinal digital é superior, demora alguns segundinhos a mais em relação ao sinal analógico. Daí o porque do seu vizinho lascado que tem uma TV de 14 polegadas e com bombril nas antenas conseguir comemorar o gol do Brasil ou mesmo do seu time de coração primeiro que você que tem TV digital full HD e o caraiaquatro.
E diz uma coisa, Welton? Eu já tenho TV digital e me livrei da antiga. Quando eu vou gritar gol na mesma hora ( ou até antes) da mundiça?
Sinto muito dizer, maaaaaas, infelizmente, não tem jeito de eliminar esse delay. Você vai ter que esperar que o ciclo de vida das TV's digitais entrem em declínio, ou seja, que os preços caiam até ficarem populares.
E não se preocupe. A transmissão analógica já tá com os dias contados mesmo. A partir de 2016, o sinal analógico deixará de existir e todo mundo vai poder gritar gol atrasado juntinhos.
Até lá, você que é cheio da nota, vai ter uma TV cheia dos truques pra você contar vantagem. Tenha paciência.
Leia mais sobre o delay aqui.
Abraço.

Um comentário:

  1. "aí o porque do seu vizinho lascado que tem uma TV de 14 polegadas e com bombril nas antenas conseguir comemorar o gol do Brasil ou mesmo do seu time de coração primeiro que você que tem TV digital full HD e o caraiaquatro."

    kiakiakia... rilitros.

    "A partir de 2016, o sinal analógico deixará de existir e todo mundo vai poder gritar gol atrasado juntinhos."

    Isso é bom... né?

    Eu nem sei o que comentar pra corroborar, porque a postagem já tá suficientemente hilariante, Welton. Um abraço para todos os envolvidos.

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.