sexta-feira, 12 de março de 2010

O cartum brasileiro perde o mestre Glauco

Olá.
Essa não era bem a notícia que eu gostaria de dar, sobretudo, por ter sido a perda de um cara que admiro desde pequeno.
E o mais triste é saber que sua vida foi praticamente roubada. Hoje, acordei com a triste notícia de que Glauco Vilas Boas, o popular Glauco, foi brutalmente assassinado em sua residência na madrugada de hoje. Morreu também na tragédia o seu filho Raoni, de 25 anos.

(*1957- +2010)

Glauco nasceu em 1957, no Paraná. Ficou nacionalmente conhecido pelas suas tirinhas publicadas nos principais jornais brasileiros nas décadas de 80 até a atual. Seus personagens mais conhecidos são o Geraldão e o Geraldinho. Também foi um dos redatores da TV Colosso, programa infantil protagonizado por cães na década de 90. Era conhecido por seu traço bem particular,por seu humor escrachado e também pelo teor de crítica social visto em alguns de seus trabalhos. Infelizmente, porém, acabou entrando para a cruel estatística das vítimas da violência urbana e da criminalidade. Contudo, é confortante lembrar que ele teve uma boa aceitação de seu trabalho em vida e que influenciou centenas de jovens artistas e desenhistas como este blogueiro que vos fala. Morreu o homem, mas ficou o seu belo legado.
E para homenagear este mestre do cartum e para matar um pouco a saudade, o Ora píulas! decidiu publicar algumas de suas tirinhas:





É possível ainda ver mais trabalhos do Glauco em seu site. Clique aqui para acessar.
Com certeza, Glauco, você e suas tirinhas já estão eternizadas em nossa mente e nossos corações. Sua breve existência valeu sim a pena.
Quanto ao crime, esperamos que a justiça seja feita e que não percamos mais vidas nem talentos desnecessariamente.
Ao mestre Glauco, nossa homenagem e o nosso muito obrigado por tudo. Descanse em paz e fique com Deus.
E aos leitores, um forte abraço.

4 comentários:

  1. Qual nada, Welton. O céu ficou mais engraçado e escrachado agora.

    Eu não sabia que ele era redator da TV Colosso!! Que máááááááximo! ^^

    Uma pena das circunstâncias, mas muita luz pra ele e pro filho dele.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm fiquei chateado pacas com essa Morte Violenta de um dos meus ídolos, cresci lendo Glauco, sou fã declarado do Geraldão e Dona Marta, postava tirinhas dele no besta, e fiquei chateado mesmo como se fosse algum amigo próximo que tivesse sido assasinado.

    mais o trabalho dele taí, e vai continuar sempre atual.

    RIP Glauco.

    ResponderExcluir
  3. Recebi a notícia hoje do Yuri Leonardo. São notícias que deixam meio aéreo, sem entender o que acontece, pois achamos que grandes artistas não morrem, às vezes nos deixam bem velhos, mas não desse jeito estúpido. E o pior, o Galuco e o Raoni não serão as últimas vítimas dessa rotina terrível de crimes no nosso país...

    ResponderExcluir
  4. As circuntâncias do crime não foram esclarecidas direito, parece há uma relação anterior antes do assassinato...

    Quanto a morte não há o que comentar, só lamentar.

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.