quinta-feira, 4 de março de 2010

Botox em adolescente (!), comofas/

Olá.
Antes de eu discorrer sobre a notícia que me motivou a fazer a pergunta acima, devo comentar o seguinte: é triste ver que a busca pela beleza a todo custo tome muitas vezes o lugar do bom senso. E como proceder quando a pessoa que devia te proteger da obcessão pela beleza faz exatamente o contrário: estimula os filhos a fazer tratamento de beleza que é indicado para adultos?
Pois foi o que fez a mãe de uma jovem de 16 anos. Sarah Burge, também conhecida como "Barbie humana (?)", submeteu a própria filha a tratamento facial com botox. Detalhe: desde os 15 essa moça já faz o tratamento.

"Nhoinhê! Tou boa, travesti?"


Para quem não sabe, botox é uma toxina usada em tratamentos estéticos para eliminar rugas. A toxina age nos músculos faciais, paralizando-os. E como consequência, temos uma visível diminuição das rugas.
Agora paremos e "reflitemos". E desde quando uma adolescente de 16 anos que dia desses saiu das fraldas tem ruga, pelo amor de Deus?
O pior de tudo é que a lavagem cerebral da menina já foi feita. Primeiro, com as conversas com as amigas e culminando com o apoio da mãe. Veja o que ela ( a jovem) diz a respeito:
”Eu queria colocar botox por duas razões: previne rugas e todo mundo na minha escola estava falando sobre B”

Adendo: "B", que ela fala é como chama carinhosamente o botox.
E ainda fala a moça:
“Eu tinha umas duas rugas na testa e ao lado da boca, e não estava nada contente com isso. Aparência é importante para mim e não quero parecer horrorosa quando eu tiver 25 anos. Algumas amigas me disseram que, quanto mais cedo a gente coloca botox, menos rugas a gente tem quando adulta”. ( O grifo aqui é meu).

A menina tem medo de já ter cara de maracujá quando tiver 25 anos, quer dizer.
Maaaaaaas, realmente fica difícil uma mãe negar um negócio desses a filha quando ela própria não dá o exemplo. Sarah ficou conhecida como Barbie Humana justamante devido às inúmeras cirurgias plásticas a que se submeteu. De certa forma, ela transmitiu a "doença" dela à moça. Maaaaas a última ainda pode ser salva. É só a população lutar por leis que protejam menores dos próprios pais, se for o caso.
É lamentável que a ditadura da beleza esteja atingindo cada vez mais e com força total jovens muito jovens. É claro que vaidade é algo necessário para que um ser humano cuide do próprio corpo e da própria saúde e para viver em sociedade. Maaaaaaaaaaaaaas, você sabe que alguma coisa tá muito errada com a vaidade humana quando jovens menores de 18 anos já se preocupam em não ter rugas. Sem falar em muitos casos de adolescentes que já desejam ter prótese de silicone ou fazer lipoaspiração, sendo que seu corpinho ainda está em formação. É aquela história. O Estado devia se preocupar mais com a educação de seu povo, já que nem os pais conseguem fazê-lo sós.
Vamos ser coerentes, pessoas. Não podemos apoiar abusos como esse. É a saúde física e mental de muitos e muitas jovens que está em jogo. Vamos dizer não à cirurgias plásticas e tratamentos de beleza precoces. Pra tomar decisões como essa, é preciso ter maturidade. E muita. Coisa que nenhum adolescente da face da terra tem!
Leia mais na reportagem do site da Época sobre o caso.
Fica o apelo.
Abraço.

3 comentários:

  1. Ahh e nasce mais uma futura sociealite sem um pingo de vontade de crescer na vida sem utilizar seus atributos físicos.

    ResponderExcluir
  2. É a maior concentração de "maaaaas" do Ora Píulas! desde sempre... AIaAOIPsijoajis

    Acho que o melhor exemplo cinematográfico sobre a patética 'ditadura da beleza' precoce é "Pequena Miss Sunshine". Ao ler essa postagem lembrei do filme, imediatamente. Felizmente, no filme, os pais da menininha acordam pra real. Mas nele mesmo vemos garotinhas que nada se parecem com crianças - chega a ser medonho, mas o filme é fabuloso e recomendo.

    ResponderExcluir
  3. @Mestre Risada Forçada
    Também já assisti Pequena Miss Sunshine e é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.