quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Banco Central lança as novas notas do Real

Olá.
Venho aqui comentar uma notícia de nosso interesse e que, a longo prazo, vai beneficiar uma classe ainda muito desassistida.
Hoje, o governo brasileiro, através do Banco Central lançou os novos modelos de cédulas da nossa moeda Real a serem utilizadas no Brasil. A numeração atual continua valendo (2, 5, 10, 20, 50 e 100). A diferença esta no visual e também em uma característica que vai auxiliar até quem não pode ver a nota. É que agora, cada nota terá um tamanho diferente. A menor é de R$ 2, 00 e vai aumentando a cada valor de nota até chegar em 100, num modelo que já é usado no Euro.

Estas são as novas notas, as bichinhas. Além de mais seguras, mais bonitas.

Com isso, ficará muito mais fácil para os deficientes visuais diferenciarem as notas. As atuais possuem alto relevo, maaaaaas, com o desgaste das notas, esse relevo também se desgasta, o que torna mais difícil o diferenciamento das notas pelos deficientes visuais, o que facilita a ação de comerciantes mal-intencionados. Com os diferentes tamanhos, esse problema será sanado.
Por enquanto, a transição será gradual e, por isso, as notas tradicionais continuam circulando. Maaaaaas, num futuro próximo, essas notas serão o padrão e isso é animador para as pessoas com deficiência visual, que antes se viam muito dependentes da honestidade alheia. Aos poucos, eles conquistarão autonomia em relação às suas finanças.
Leia mais a respeito das novas notas aqui.
Por isso, vale parabenizar ao governo pela iniciativa e, sobretudo, aos deficientes, que sempre lutam por seus direitos e, por isso mesmo, conquistaram mais esse.
E vamos aguardar a circulação dessas notas, que serão mais seguras que as atuais.
Abraço.

5 comentários:

  1. Pois é rapaz, por esse lado dos deficientes eu não tinha pensado. As novas notas são super bonitas!!
    Mas, rapaz, não dá pra negar que são muito parecidas com as de Euro! Só faltou ter "reais" escrito em grego pra ficar idêntica!

    ResponderExcluir
  2. Eu que sou uma pessoa sem ganância alguma me contendo com as notas pequenas. Tipo umas 10mil por mês.

    Mas nem me animo com as novas, se já me faltam as velhas... haha

    ResponderExcluir
  3. só pra retificar: contenTo.

    e não "contendo" como digitei imbecilmente no recado anterior. A gente pensa uma palava e escreve outra.

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem, Raquel...

    Meu bolso também não anda contenDo muitas notas...

    =P

    ResponderExcluir
  5. E outro dia que eu percebi que não existem mais cédulas de 1 real....

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.