terça-feira, 3 de novembro de 2009

A travessia inteligente de Londres

Olá.
Você, caro (a) leitor(a), que vive nos grandes centros urbanos e, muitas vezes, precisa andar a pé pelas ruas movimentadas, com certeza, passou a vida notando que você só pode atravessar na faixa de pedestre. Lógico, é o jeito mais seguro de atravessar uma rua, já que, na maioria das cidades mundiais (e Fortaleza não é uma delas*) os motoristas respeitam a faixa de pedestre.
Maaaaaaaas diga uma coisa. Às vezes, ao caminhar pelas ruas, você percebe que seria muito mais cômodo atravessar pra um lugar que você quer chegar cortando pela diagonal da pista do que tendo que atravessar duas faixas de pedestre, por exemplo. Só que você não pode fazer isso por duas razões: primeiro, a lei não permite que você atravesse em outro canto que não seja a faixa (embora não exista fiscalização e as pessoas o façam); segundo, se você tentar cortar pela diagonal, corre um grande risco de morrer atropelado.
Pois é. Maaaaaas, pelo menos a população de Londres já pode desfrutar de mais uma opção de travessia segura.
Foi inaugurado na Oxford Circus, localizada no principal centro de compras de Londres, o cruzamento em X. Veja a foto abaixo e entenda:
Além de facilitar a vida de muitos pedestres, ainda permite que mais pessoas possam trafegar por aquela rua, evitando a superlotação de pessoas trafegando por uma mesma direção.

Já quero um desses aqui em Fortaleza, beijos!

Pena que, por enquanto, essa inovação ainda nao vai chegar ao Brasil. Maaaaas, quem sabe algum dia algum governante não decida adotar a ideia. Seria muito interessante, já que as metrópoles e as grandes cidades brasileiras são superpopulosas.
E eu estou fazendo a minha parte, relatando aqui esta novidade. Vai que algum governante lê o Ora píulas!, se sensibiliza e adota os cruzamentos em X aqui no Brasil. E não adianta sonhar não. Vamos cobrar a solução desses cabras que estão no poder também!
Dica de postagem do amigo Yuri Pezeta, via GTalk.
Abraço.

*Apesar de ter faixas de pedestre em toda a cidade, elas não são respeitadas aqui em Fortaleza, infelizmente, a não ser que a faixa se localize num cruzamento com semáforo e o sinal esteja vermelho para os carros. Por isso, caro turista, nem tente atravessar numa faixa de pedestre sem semáforo aqui na nossa capital. Os carros não vão parar pra você atravessar. Risco de atropelamento. Estou avisando. Triste, mas verdade! :(

Um comentário:

  1. Então o sinal tá vermelho nos quatro lados da esquina né? Aqui no Brasil, os motoristas ficariam revoltadinhos ¬¬'

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.