sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016: O Brasil precisava desses jogos sim!

Olá.
Hoje, 2 de outubro de 2009, foi um dia histórico para o Brasil.
Pela primeira vez na história, um país da América do Sul vai sediar o maior evento esportivo do mundo: o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos de 2016.

Yes! We Créu!


O anúncio saiu às 13:55 do horário de Brasília, para a alegria da maior parte dos brasileiros e para a decepção de alguns outros. Apesar de ser, entre as sedes candidatas, a que mais teve apoio popular, ainda assim, a candidatura do Rio não foi unanimidade. O principal argumento de quem é contra é que "O Brasil não tem estrutura", "O Brasil é violento", "O Brasil é pobre", "O Brasil isso", "o Brasil aquilo", blábláblá Whiskas sachê!
Porém, minha gente, eu digo que a escolha do Rio de Janeiro não poderia ter vindo em melhor hora para o Brasil. Ela será muito mais benéfica que prejudicial para o Brasil e eu vou explicar o porquê agora.
Em primeiro lugar, haverá investimento maciço em infraestrutura esportiva, o que vai, futuramente, beneficiar aquelas pessoas que desejam dedicar sua vida ao esporte. Com a escolha do Rio para sediar as Olimpíadas, o Brasil se obriga a fazer do esporte uma política de Estado, que é o que falta hoje para o Brasil ser uma potência olímpica. Esporte não pode ser mais encarado como uma brincadeira. Todo país sério e desenvolvido investe em esporte. Logicamente, o esporte é, inclusive, incentivado dentro das próprias escolas. Com a vinda das Olimpíadas será muito mais fácil mobilizar governo e população para o desenvolvimento do esporte em nosso país.
E não podemos esquecer também que o COI é um órgão sério. Ele não cedeu as Olimpíadas para o Rio e depois foi embora. Eles estarão fiscalizando de perto todas as obras e ações do governo que envolvem as Olimpíadas. Se eles desconfiarem de irregularidade, o Rio perde a Olimpíada. Nada impede o COI de cancelar uma candidatura. Por isso, acho difícil que tenha falcatrua.
E não se enganem. Não é porque o Brasil é um país de terceiro mundo que não pode ser capaz de organizar uma Olimpíada. O Brasil é um país rico, extenso e tem todas as condições de estruturar-se a tempo de realizar o evento. Temos problemas? Sim, muitos. E qual país não tem? Tem violência? Também. Mas vai dizer que é só aqui que tem. Lá em Atenas, em 2004, um maluco irlandês não teve problema em driblar a segurança e atacar um maratonista. Se armado tivesse, teria o matado. Então, falta de segurança é um negócio que também ocorre na Europa. Os EUA é uma país riquíssimo, mas tem tanta desigualdade social e violência quanto o nosso. A Espanha, até grupo terrorista tem.
Por isso pessoas, eu digo que devemos sim nos orgulhar e não sofrer por antecipação, como muitos estão fazendo. O Brasil fez por merecer as Olimpíadas. Não podemos continuar pra sempre com complexo de vira-lata, achando que moramos no pior dos países. Temos que dar todo o suporte e, inclusive, ajudar este país a melhorar através do voto e da participação popular na vida política. E cobrar constantemente dos nossos dirigentes. Este país não é só dos governantes. Ele é nosso. Vamos cuidar bem dele.
E vamos curtir as Olimpíadas que a gente merece sim e estamos preparados pra ela sim!
Abraço.

4 comentários:

  1. "Pela primeira vez na história, um país da América do Sul vai sediar o maior evento esportivo do mundo: o Rio de Janeiro."

    Welton, dizem que eu sou loiro mas sempre afirmo que sou ruivo. O fato é que não entendi essa frase.

    ResponderExcluir
  2. "Os EUA é uma país riquíssimo, mas tem tanta desigualdade social e violência quanto o nosso. A Espanha, até grupo terrorista tem."

    É... temos o PCC, é nosso "grupo terrorista". Mas não deu xabu no Pan, acho que não dá nas olimpíadas também não

    ResponderExcluir
  3. @Mestre Risada Forçada®
    Consertado. Foi o sono!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo23/10/09

    eu acho que o rio de janeiro tem todo direito de sediar as olimpiadas de 2016 sim. qual pais do mundo nao tem violencia . mas ate em 2016 vai dar tudo certo. Deus é pai.a mao de Deus vai esta nos dias da olimpiada no rio.para protegero rio; Deus é poder Deus é paz.em 2016 vai dar tudo certo. e o rio de janeiro vai provar ao mundo que a violencia nao sujou a sua imagem. Deus é maior q a violencia. do rio essa violncia ja esta repreendida em nome de Jesus

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.