sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Você conhece Filipe Luís?

Olá.
Eu sei que agora você quer que eu responda a pergunta acima. Afinal você, assim como qualquer ser humano, é curioso.
Afinal, Welton, quem diabos é esse Filipe Luís?
E eu respondo que, sinceramente, também nunca ouvi falar de tal criatura. Então, por que estamos falando dele?
Ora, eu e você não conhecemos, maaaaaaaas o nosso competentíssimo [/ironia mode] técnico (?) da Seleção Brasileira Dunga o conhece. E não só conhece, como também o convocou para a seleção.

Oiq/


A convocação se deu pelo fato de o titular da lateral esquerda Marcelo (Real Madrid) ter se machucado.
Só que aí é interessante perguntar: quem é Filipe Luís (foto acima)?
Vou dar aqui a informação que eu li no Globoesporte.com, que é a única que eu tenho, pois nunca ouvi falar de tal jogador, nem nunca o vi jogar.
Filipe foi revelado pelo Figueirense (affff) em 2003. Depois foi tranferido para a Europa, jogou no Ajax (HOL) e Real Madrid B (o B, viu?), além de uma passagem pela seleção brasileira de base (o que não quer dizer muita coisa) e agora defende o La Coruña. E agora, Dunga decidiu valorizar mais esse jogador, igual como fez com Afonso Alves.
Aí você pergunta: Welton, você acha mesmo que esse jogador não presta só porque é desconhecido?
Como já disse, não o conheço. Maaaaaas, sabemos que o primeiro passo para um jogador ser considerado um craque é ele ser conhecido pelo menos em seu próprio país em nível nacional. Vários jogadores jovens vão pra Europa só pelo fato de serem brasileiros, não sendo, necessariamente, craques. E mesmo que esse craque nunca jogue em seu país, ele vai ser conhecido primeiro em algum time. Ele nunca vai entrar na seleção sem ninguém nunca ter ouvido falar dele. A não ser numa seleção treinada por Dunga, é claro.
Não tou aqui torcendo para que o garoto seja um mal jogador só pra eu voltar aqui e dizer que eu tinha razão. Só estou defendendo que um jogador, para jogar na seleção, seja em amistoso ou em qualquer outra competição, tem que ter alguma história, alguma bagagem no futebol. Ele tem que ser unanimidade entre técnicos, jogadores, torcedores e palpiteiros de bar. Tem que ser reconhecido nacional e mundialmente. E, até onde eu sei, esse tal de Filipe Luís não reúne essas características. Ora, se ele é tão craque assim, porque ele joga no La Coruña. Cadê o Barça e o Real Madrid (o A) que ainda não viram esse "talento"?
Embora eu não possa afirmar isso, por não dispor de provas, tudo me leva a crer que Dunga (ou alguém ligado à CBF, sei lá) estaria agenciando esse jogador à algum grande clube europeu, do mesmo jeito que teriam feito com Afonso Alves. Uma convocação à seleção seria vital para que esse jogador fosse negociado. Daí a convocação, bancada por Dunga. Afinal, com tanto lateral esquerdo de qualidade e conhecido no mundo, Dunga convoca logo um jogador que pouca gente já viu jogar. É, no mínimo, estranho, pra não dizer questionável.
Tomara que eu queime a língua e que realmente esse tal Filipe seja mesmo um gênio incompreendido da bola. Maaaaaas, depois da história de Afonso Alves, bom é não se iludir e ficar de olho. Afinal, fama de Q.I. de jogador, Dunga já tem!

"Por que eu convoquei? Muito simples! Vi um vídeo dele no You Tube, achei ele muito craque e pensei: por que não convocá-lo à Seleção? Convoquei!"


Abraço.

2 comentários:

  1. Eu o conheço. Joga muito no Winning eleven.

    @fbjr

    ResponderExcluir
  2. Cê tá zuando que ele respondeu isso né?
    Po..

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.