quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Como fazer da TV Cultura um líder de audiência por um dia


Olá.
Domingo agora, vi uma campanha no blog GTO, que, ao meu ver, é bem interessante e resolvi divulgar e dar um apoio. Trata-se de uma verdadeira luta David vs Golias. A proposta é fazer do dia 08/06/2009 o dia em que a TV Cultura vai bater a audiência da Rede Globo. É o chamado 'Brazillian Cultura Day".
É claro que convencer as pessoas a trocar o jornal Nacional pelo jornal da Cultura vai ser uma tarefa árdua, daí o tempo de preparação ser tão grande.
E é preciso que seja dito a vocês que a medição de audiência não é medição total, e sim, por amostragem.
Como assim, Welton?
Bem, eu até sei como funciona a medição de audiência, pois aprendi na cadeira de mídia. Maaaaas, talvez não consiga descrever tão bem como esse assunto merece. Felizmente, achei um vídeo de uma reportagem que descreve exatamente a medição de audiência de um jeito simples e completo. Assiste aí, depois explicaremos qual deve ser a tática que a campanha pretende utilizar:




A idéia é justamente tentar localizar as tais casas que participam da amostragem e convencer os seus proprietários a mudar de canal da Globo para a TV Cultura. Se conseguirmos que o maior número possível dessas residências mude para a TV Cultura, então, o objetivo será alcançado. É claro que não é isso que vai acabar com a soberania de Globo na TV brasileira, maaaaaaas, só pelo susto que eles tomarão vai valer a pena.
Vai ser um tarefa hercúlea e quase impossível, por causa do tal contrato de sigilo que os participantes da amostragem assinam. Maaaaaaas, se tal campanha chegar ao conhecimento do maior número de pessoas possíveis,a possibilidade de sucesso aumenta.
Então se você puder, divulgue a campanha: faça um post e coloque o banner da campanha e dê um link para a comunidade do "Brazilian Cultura Day" no Orkut. Você não é obrigado a linkar o Ora píulas!, maaaaaas, deve linkar a comunidade. E se você conhece alguém do Ibope ou alguém que participe da amostragem ( o que é meio difícil, mas vamos lá, né?) tente convertê-la para a causa. E ajude-nos a dar uma moralzinha pra Cultura (que tem sim uma programação ótima) e um susto na emissora do plimplim.

......................................................................"Malditos blogueiros!"

Contamos com você.
Abraço.

8 comentários:

  1. Um dia foi um cara de mídia da emissora Globo daqui de Campo Grande, e ele deu folhetinhos que mostravam o Zorra Total como um dos 10 programas mais assistidos da Televisão Brasileira.

    Fiquei pasmo, obviamente.

    Acho que mesmo que 80% da população assista a Cultura, ainda assim, a Globo vai ganhar nos números. Porque será, hein?

    ResponderExcluir
  2. Acha que a Globo não sabe quem tem People-Mether??

    ResponderExcluir
  3. Não adianta a globo é dona do Ibope...

    ResponderExcluir
  4. sim, meus caros, foi por isso que não sugeri q assistissem a TV Cultura, e sim que fossemos direto aos caras do People meter

    ResponderExcluir
  5. Acho que vai ser encoleirar um urso...

    ResponderExcluir
  6. Duvideodó! E outra, eu nem consigo assistir esse Cultura. Curto a Globo mesmo, sem futilidade ou com hahahaha

    Adooooooooooro Barraco :P

    ResponderExcluir
  7. Ain. Nem rola. Soh vejo Sky. :D

    ResponderExcluir
  8. Meu ceticismo não me perte acreditar que isso dará certo, mas irei dar meu apoio a essa campanha e espero deu alcancemos o objetivo.

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.