quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Preconceito tricolete


Olá.
Definitivamente, o pessoal do Fluminense (a.k.a. FlorminenC) não gosta de mulher mesmo.
Explico agora mesmo porque estou dizendo isso. Não gosto nem de lembrar porque logo tenho raiva, mas eu não posso me calar diante de uma manifestação descarada de discriminação. Até porque não vejo ninguém mover uma palha para que a justiça seja feita.
Ontem, o presidente do Fluminense, Roberto Horcades, em entrevista à Rádio Globo do Rio ao falar de René Simões a fim de elogiá-lo, soltou o seguinte insulto:

- A minha paixão antiga, que a mulher dele não sabe, é o René. Esse namoro existe desde 2004, quando ele foi treinar as meninas lá em Atenas. E conseguiu fazer com que as mulheres, com dois neurônios, fossem vice campeãs olímpicas.

Como é que um cara abre a boca para dizer um absurdo desses, gente?
O cara chamou as mulheres do Brasil de burras!
O pior de tudo é que a Globo trata o episódio como se fosse "uma gafe".
Pelo amor de Deus, gente. Gafe é quando você erra o nome da capital de um país ou tropeça em uma audiência pública, por exemplo. O que Roberto Horcades falou não pode ser classificada simplesmente de gafe. Tratou-se de uma declaração discriminatória e portanto, de crime, pois ele ofendeu a toda uma classe.
E logo as mulheres, que nos deram a vida ao nos gerar, que são trabalhadoras (muitas vezes são chefes de família), que são mães e esposas, que estão em maior número nas universidades do que nós homens, que foram humilhadas e injustiçadas ao longo da história e vem um borra-botas desse falar que "mulher tem dois neurônios"?
Mas a Globo denunciou, Welton, eles não defenderam-você diz. Pare pra pensar dois minutos. Ao classificar o episódio de "gafe" a Globo defende o cara sem precisar isentá-lo de culpa, para tentar diminuir o tamanho da besteira que ele falou, entende? Esse é o ponto. Com certeza, se fosse o dirigente do Sport Recife ou do Ceará Sporting Club, a Globo, certamente não teria o mesmo cuidado que teve com o dirigente de um grande(?) clube carioca. Falariam até em cadeia para eles. Dois pesos, duas medidas.
E o pedido de desculpa do Horcades ainda foi xoxo e não convenceu nem a mãe dele (os grifos são meus):

- Isso é brincadeira. Sou casado há 42 anos com a minha esposa e pai de quatro filhos. Se a declaração pegou mal, estou pedindo desculpas. Elas têm 80 milhões de neurônios. Adoro as mulheres. Não falei isso no sentido de menosprezá-las. Elas têm o mesmo número de neurônios que os homens - afirma, para em seguida colocar a culpa na imprensa pela repercussão de "algo que não merece ser veiculado".

Típico caso de emenda pior que o soneto. O cara ainda quis dizer que o caso não merecia ser veiculado (claro, para salvar a pele dele). Não é questão de merecimento. É questão de veicular a informação correta e de denunciar aquilo que está errado. Essas declarações tem que chegar ao conhecimento público sim para sabermos realmente quem são as pessoas públicas e o que elas pensam.
E graças a cobertura jornalística, ainda que tenha tentado amenizar a situação, conhecemos o verdadeiro Horcades. Um sujeito esnobe, idiota e preconceituoso.
E quero exaltar também a seleção feminina. Essa sim, hoje em dia, mesmo com o preconceito e com a falta de apoio de clubes (como o Fluminense) e de patrocínio ainda honram a camisa verde-amarela e conseguem resultados expressivos, tendo inclusive a melhor jogadora do mundo: Marta. E vamos combinar que, para fazer o que elas fazem com a bola tem que ter sim muita inteligência.
E um apelo ao Ministério Público, à justiça e aos homens e mulheres de bem do país. Não vamos deixar casos como esse ficarem por isso mesmo, como se fosse, de fato, somente brincadeira de mal gosto. Quem comete crime de discriminação, verbal ou não-verbal, deve sim ser punido exemplarmente.
Fica a dica.
Abraço.

Ps: Burros somos nós. Mulher é tudo de bom.

3 comentários:

  1. Ola
    tudo bem?
    espero que sim

    gostava que fosse a

    www.avanessaguerradesafio.blogspot.com

    e que votasse na minha tela

    beijinhos

    Carla Cunha

    ResponderExcluir
  2. Duas coisas:

    1. Te adicionei no Orkut

    2. Mandei pro seu e-mail a "Entrevista Forçada"

    3. (Bônus track)... estou hiper sem tempo, por isso demorei. Todas as postagens do Risada Forçada esses dias foram programadas (e continuarão sendo ainda algum tempo... =O )

    ResponderExcluir
  3. Esses dirigentes de clubes cada dia lan;am uma nova.

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.