quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Série anti-cases: a decepcionante chegada da Vivo ao Ceará



Olá.
No começo deste mês, o mercado cearense de telefonia celular ganhou mais uma opção. A Vivo chegou aqui no Ceará com o objetivo de derrubar a liderança da Oi aqui no estado, já que a Tim e a Claro, embora tenham lugar no mercado, perderam a preferência por não fazerem grandes e tentadoras promoções. A Oi conquistou de forma consolidada os consumidores cearenses, sobretudo, graças à famosa promoção do "Ligador" e à campanha do desbloqueio.

..............................Até cabecinha chata esse Ligador tem!

Mesmo assim, os clientes Oi ainda não estão plenamente satisfeitos com os serviços da operadora, e viram na chegada da Vivo uma esperança de fazer frente à operadora carioca para que melhore os serviços ou até mesmo, migrar para a operadora que acabara de chegar.
E a Vivo já chegou aqui em nosso estado com uma excelente imagem. Embora a Vivo só tenha chegado aqui recentemente, o cearense assiste na TV a propaganda da operadora desde o seu surgimento. Ou seja, mesmo não tendo seus serviços disponíveis, o cearense sabe da existência da Vivo e, graças à propaganda bem-feita, até forma uma excelente imagem da operadora. A Vivo já tinha meio que conquistado uma fatia do mercado cearense.
O problema é que esqueceram de avisar isso para o departamento de marketing da empresa. A impressão que tive é que eles não sabiam que o povo cearense tinha um conhecimento tão grande da marca. Tanto que, na sua inauguração, eles criaram uma promoção de lançamento. Quem adquirisse um chip da Vivo, ligaria de grátis para outro Vivo ou fixo até o final do ano.
Só que a operadora não esperava que a procura fosse tão grande. Tanto que logo nos primeiros dias, o estoque de chips acabou. Diante desse quadro, a Vivo suspendeu a promoção.
Além disso, o chip da Vivo apresentou um inconveniente: não funciona em qualquer aparelho. Péssima idéia em um lugar onde a Oi já implantou na mente do consumidor a cultura do desbloqueio de aparelhos.
Não dá pra culpar o consumidor, né? O marketing Vivo não fez pesquisa prévia do comportamento do consumidor cearense e, conseqüentemente, foi surpreendida, pois o mercado era muito mais favorável do que eles esperavam. Resultado: perderam uma ótima oportunidade que conquistar definitivamente um lugar o mercado e de fazer frente à Oi. A Vivo teve a chance de fazer gol de placa, mas acabou fazendo gol contra.
E a Oi, é claro(sem trocadilhos), vibrou com o vacilo da concorrente. Tanto que fez até comerciais criticando a Vivo e mostrando ao consumidor que ele não tem porque mudar para a operadora que acaba de chegar, pois a Oi ja é muito boa (oh!).
Pelo jeito, a Oi vai continuar reinando absoluta aqui no Ceará. A Vivo agora vai ter que remar muito, já que ela pegou o bonde andando com três operadoras e já começa deixando o consumidor insatisfeito.
Este anti-case da Vivo nos traz uma valiosa lição: nunca entre em mercado nenhum sem conhecer o seu público, muito menos com idéias pré-concebidas. Bote o pessoal do marketing para pesquisar. Faça pesquisa de mercado, verifique a imagem da sua marca perante ao seu público, saiba se ele está disposto a adquirir seu produto. De posse de todas essas informações, faça uma promoção que seja viável ao público para não ter que cancelá-la de forma brusca, como a Vivo fez.
Confesso que até eu fiquei decepcionado, pois na cadeira de marketing que tive na faculdade, a Vivo era mostrada como um grande case de sucesso.
O mundo dá voltas mesmo.
Abraço.

Todos os anti-cases: Clique aqui.

10 comentários:

  1. Credo! Bem a cara da Vivo!

    Ow... aqui em Mato Grosso do Sul lamentamos muito não operar a Oi (pelo que vemos nos comerciais ela é realmente uma boa operadora, pois dá liberdade).

    Aqui as líderes são a Claro e a Brasil Telecom. A Vivo é do tipo que quase ninguém tem. Se tivesse me perguntado antes, eu teria avisado que era cilada, Bino... AUSAHUUSHAUHUHUAUHU

    ResponderExcluir
  2. engraçado isso... até pouco tempo eu, cliente da vivo, achava que era só ela que prestava. Mas quando vi que meus créditos iam quase todos numa mensagem enviada, Mudei pra Claro e não me arrependo, uso e abuso do meu pano controle 35 =D

    e quero que a Oi (me lembra o sílvio santos e eu sou fã dele) venha logo operar aqui tbm. Quero ter essa opção e atestar se realmente é isso tudo que falam.

    detalhe, a bosta da Vivo além de tudo bloqueado, ainda cobra um cadastro pra que vc envie mensagens pelo site ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Ahhh cabou de chegar aki tb. Má eu sou amaldiçoada pela Tim. Num gosto má naum consigo largar. quase mulher de malandro.

    ResponderExcluir
  4. oi welton...
    ah, como comunicologa que sou, também acho de extrema importância a tal pesquisa de mercado. Muito me admira a Vivo ter realizado um trabalho de marketing assim tão amador.... Muito estranho.. Mas é assim ne... Até as melhores empresas erram!!!
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Na minha cidade todo mundo usava a vivo com uma repetidora de sinal que colocaram aqui (minha cidade é a 70 km da capital Goiânia) de uma hora pra outra as promoções da vivo acabaram e a Claro colocou uma torre que cobre a cidade inteira, as estradas, e as fazendas ao redor! Pena que a Oi não pega em Goiás, eu queria ter também LIBERDADE! (Manda um abraço pra Maisa do SBT, aquela menina é fogo).

    ResponderExcluir
  6. Estas operadoras de telefonia são inacreditáveis. Não acredito que a Vivo tenha esqurecido não meu caro. Jogou o verde para colher maduro e levou na cabeça, como parece ser de hábito dessas operadoras todas. O pessoal é incompetente mesmo. Entram no mercado e depois o consumidor é que se dane. A propósito, nem faz tanto tempo que a Vivo tomou uma multa federal de mais de milhão de reais exatamente por atendimento ineficaz.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  7. Ó céus, ó vida!

    E o pior é que eu tinha procurado no Google sobre qual o time do Rubinho, mas não tinha achado nada.
    Aí você deixa aquele comentário e eu vou procurar de novo no Google (mas com outras palavras)... aí vejo que é verdade... =/

    Mas não faz mal... vou reformular aquela postagem, já sei bem o que fazer... vai ficar tão ou mais derrotante que no começo.

    Muitíssimo obrigado ;)
    Continue visitando o Risada Forçada

    A propósito, tem umas bobagenzinhas novas lá no Vírus, Spam & Cia que valem a pena pela vergonha... hehehehe

    ResponderExcluir
  8. Olá, Welton. Já está corrigida aquela postagem do Rubinho... hehehe.
    Dá uma olhada lá na derrotância que virou... =P

    ResponderExcluir
  9. Assim, até agora a grande cagada não foi o serviço da Vivo. Ela cagou apenas nesse lance da promoção. Até agora o serviço telefônico tem sido bacana, sem baleiadas.

    Mas eu vou logo adiantando: um amigo meu do Pará tem um Vivo e ODEIA o serviço deles.

    Vale a pena se preparar para o stress =P

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.