segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Por que o maior evento esportivo do mundo não empolga os brasileiros?


Olá.
Como vocês sabem, falta muito pouco para começarem os Jogos Olímpicos, que é um evento que mobiliza a maioria dos países do mundo. Já aqui no Brasil...
Bem, embora o Brasil conte com atletas de ponta em várias modalidades, é um evento que não empolga o brasileiro.
Não, Welton? Você pergunta.
E eu digo, não.
Claro, todo mundo acha bacana ver o Brasil competindo no estrangeiro e vez ou outra ganhando medalhas( grande maioria delas de prata e bronze, o que só entra nas contas do quadro de medalhas para desempatar as nações, pois o sistema de contagem é quantitativo-qualitativo), maaaaas as Olímpiadas não mobilizam a nação, como o que ocorre na Copa do Mundo, quando a população pára tudo o que está fazendo para acompanhar a seleção brasileira.
Será que isso se dá pela falta de transmissão das TV's?
Com certeza, não.
O que se vê por parte das emissoras é a disputa pelos direitos de transmissões. A Globo e a Bandeirantes atualmente as detém por terem reunido mais condições, mas a Record já entrou na briga para transmitir as próximas Olimpíadas. Sem falar nas transmissões na TV por assinatura. A Sportv (das organizações Globo) disponibilizaram 4 canais de transmissão para cobrir ao máximo as Olímpíadas . O canal aberto da Globo também transmitirá, embora de forma mais enxuta, para não prejudicar sua "excelente"(pode colocar bastante aspa) grade de programação, com programas de "ótima" qualidade, como Caldeirão do Huck, Tv bobinho Globinho, Malhação, Domingão do Faustão, Vale a pena dormir de tarde ver de novo, Sessão da confusão tarde, dentre outros lixos.
Ou seja, falta de transmissão dos jogos não se pode alegar. A mídia, o jornalismo e a publicidade fazem um esforço grandioso para mobilizar o brasileiro a acompanhar os Jogos.
Então, o que falta para empolgar a nação para os Jogos Olímpicos?
Ora píulas! O principal, o que faz com que o torcedor se apaixone por um atleta ou equipe. Faltam resultados. Não resultados esporádicos, como ocorre em toda santa olimpíada. Refiro-me a resultados concretos, duradouros e que façam a diferença na posição de destaque do Brasil diante dos esportes em geral. Trocando em miúdos, o que falta para o brasileiro se empolgar com Olimpíadas é o nosso país varonil se tornar uma potência olímpica. Afinal, o que causa o frisson na Copa do Mundo é o fato de sermos potência no esporte. Se não, causaria a mesma comoção que as olimpíadas.
E o que mais aborrece o brasileiro é que o Brasil têm totais condições de se tornar potência olímpica. Tem dinheiro, riquezas, recursos humanos de sobra, tanto para treinar como para competir. Falta, no entanto, investimentos do governo para bancar esse projeto de potência olímpica.
Não podemos usar jamais o argumento de falta de grana. Só citar um exemplo: como é que Cuba, um país pobre, pequeno em população, consegue ser uma potência olímpica? Com investimentos, sobretudo em educação, saúde e esporte.
O governo brasileiro deve fazer o mesmo aqui. Esporte não é supérfluo, é uma política de estado. Todas as nações poderosas investem em esporte, porque ajuda no bem estar do povo e, porque não dizer, a economia, já que esporte gera lucro. E, naturalmente, deve estar integrado à políticas de melhoria em educação e saúde, senão será uma ação localizada de investimento, e isso nós já temos muito.
Os governantes devem pensar nisso com carinho e é nosso dever cobrar.
Mãos à obra. E que nosso filhos e netos possam, um dia, também se orgulhar de serem parte de uma potência econômica (com justiça social, é claro) e esportiva.
Abraço.

5 comentários:

  1. Em 2012 talvez eu dê bem mais valor, quando a dança esportiva entrar como esporte olímpico *_*
    usahsuaushaushauhsuh
    Ah, eu gosto das Olímpiadas ^^
    XD

    ResponderExcluir
  2. Eu voltei! HAHAHA
    Obrigada pelo selo, e obrigada por visitar meu blog durante o "abandono" :(
    bjs

    ResponderExcluir
  3. E essa particulamente vai ser pior, pq o lugarzinho p/ naum dar valor a vida é essa China. Comem tudo o que vê pela frente e em alguns lugares matam meninas, trata-se apenas de uma jogada de economia toda esta papagaiada em volta das olimpiadas.

    ResponderExcluir
  4. eu gosto das olimpíadas, mas realmente dou mais atençao qdo é copa do Mundo. E tb concordo q investir em esportes é uma boa.

    Qto a sessao da tarde, de vez em qdo (bem de vez em qdo) passa algo que preste... isso qdo nao resolvem colocar "a lagoa azul" que já virou tradiçao.

    ResponderExcluir
  5. o brasileiro "não gosta" das Olimpíadas pq o Brasil não tem tradição de ganhar... como os Europeus e povos daquele lado de lá... e como a nossa vida é meio "Alice no país das maravilhas" viramos o rosto pro que é certo perder... tanto que nossos atletas vibram com medalhas de bronze ou fazem festa quando ficam em rabagesimo lugar, mas classificados. É um feito, num país que não investe droga alguma no esporte, só na merda de carnaval. Alguns nem conseguem sobreviver do esporte, precisam ter empregos paralelos.aí complica.

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.