sábado, 9 de agosto de 2008

Curiosidades olimpicas: primeira medalha de ouro olímpica do Brasil

Olá.
Em clima de Olimpíadas, aproveitarei para postar sobre algumas curiosidades dos jogos.
Alguém sabe dizer de bate-pronto quem foi que ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil em Olimpíadas? E em que modalidade?
Somos conhecidos por ser o país do futebol e do vôlei. Só que nosso primeiro triunfo foi num esporte que não é lá muito conhecido e popular (embora seja praticado amadoristicamente e sem fins esportivos por muitos brasileiros). O Tiro.
Sim, e a primeira medalha de ouro foi conquistada por Guilherme Paraense (1884-1968).


Militar, nascido no Pará (dã), Guilherme disputou, juntamente com a equipe de tiro, as Olimpíadas da Antuérpia, de 1920, sétima olimpíada da história moderna e primeira em que o Brasil teve representantes.
A equipe de tiro teve um revés que poderia muito bem ter impedido tal façanha. As armas foram furtadas na viagem e a equipe chegou lá sem armas para disputar. E agora?
Felizmente, a gentil equipe americana de tiro, mesmo sendo adversária, cedeu suas armas aos brasileiros, para que estes pudessem concorrer na prova.
E as armas foram "pé-quente". Além do ouro de Guilherme Paraense, os atiradores brasileiros ainda trouxeram uma prata e um bronze no tiro.
Temos que destacar, além do feito dos nosso bravos soldados atletas, o espírito olímpico que fez com que os americanos ajudassem a equipe brasileira. Foi um ato nobre e que poderia muito bem ter continuado ao longo das Olimpíadas.
Maaaas, infelizmente, gestos como este não se repetem mais. Cada equipe esportiva cuida do seu e pronto. O sentimento de competição a todo custo é o que impera hoje.
E outra nota triste é que tal feito de Guilherme Paraense e seus companheiros não teve o tratamento, a homenagem e o reconhecimento merecidos. Embora na época, houve algumas ações de homenagem aos atletas, a conquista não foi bem divulgada e, com o passar dos anos, terminou praticamente esquecida. Tanto que Guilherme morreu esquecido e só teve homenagens alguns anos depois de sua morte. Mesmo assim, pouca gente, atualmente, ouviu falar dessa conquista olímpica.
E considero importante que a memória do esporte, assim como qualquer memória histórica, não seja ignorada por nós. Guilherme e seus companheiros abriram, a partir de Antuérpia, as portas para que os atletas brasileiros pudessem se destacar no maior evento esportivo do mundo. Merece sim nossa homenagem e eu já estou fazendo minha parte.
Obrigado, Guilherme Paraense.
E aos leitores, abraço.

Fontes da pesquisa:
http://www1.uol.com.br/olimpiadas/2000/historia/1920.shl
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Paraense
Home page de André Luis Ogando( neto de Guilherme Paraense)


10 comentários:

  1. Nota cultural... Nunca tinha ouvido falar... mesmo... Nem nos comentários aleatórios do pessoal da SportTV.

    Qto à solidariedade americana... estraaaaaaaaaaaaaaaaaaaanho... mesmo naquela época. O espírito individualista dos EUA é mais antigo do que se pode imaginar. Tava estudando isso em literatura... Esse povo nasceu egoísta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Grazi vc deve estar estudando algo diferente da verdade. Os americanos na sua origem foram sempre um povo acolhedor, tanto que o país é todo formado por estrangeiros, hoje em dia defendem povos reprimidos em todo o mundo. Não tem nada de egoísmo nos EUA. Se não usassem as armas americanas nunca iria ganhar a medalha, pq as armas americanas estavam mais preparadas com uma melhor regulagem, etc. Não tenha uma visão errada de um país que foi o primeiro a acabar com a escravidão na América. ;)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/1/11

    boa tarde, só ontem dia 02/01/2011 que vim saber do meu tio ABELZINHO que a primeira medalha olimpica foi deu um outro tio meu gulherme parense, pois vejam só os brasileiros nao dao mesmo valor em nossas joias. nem o povo paraense saber quem foi GUILHERME PARAENSE.
    eu HAROLDO PARAENSE CONHEÇO UM POUCO DA TRAJETORIA DA FAMILIA PARENSE, vindos da maior ILHA FLUVIAL DO MUNDO ARQUIPELAGO DO MARAJO, exatamente em CACHOEIRA DO ARARI, 12 HORAS DE VIAGEM DE BARCO E 3 HORAS DE MONOMOTOR.

    TEMOS QUE FAZER UMA HOMENAGEM MUITO GRANDE AO TENENTE GUILHERME PARAENSE.

    PODEM ME PROCURAR NO ORKUT, GOSTARIA DE FALAR COM O NETO DELE MEU PRIMO QUE POSTOU ANDRE LUIZ OLGANDO.

    GOSTARIA DE CONHECE-LÔ

    MUITO OBRIGADO PELOS ESTUDOS SOBRE NOSSA FAMILIA

    ResponderExcluir
  4. Ilmo. Colega,

    Há um equívoco em seu texto.

    Retificando, a primeira medalha olímpica do Brasil foi do também atleta do Fluminense Football Club Afrânio Antônio da Costa e foi a medalha de prata em 1920.

    Guilherme Paraense, também atleta do Fluminense, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil.

    Portanto, Guilherme Paraense conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil. Mas a primeira medalha do Brasil em olimpíadas, foi de Afrânio Antônio da Costa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/4/11

    Nuessa , no sabia que el guilherme que ganhou el medalha brasileña

    ResponderExcluir
  6. Anônimo17/4/12

    Certíssimo o Marcel. O macaense Afrânio Costa ganhou a medalha na manhã de 02 de agosto de 1920 na prova de tiro de pistola livre 50m pontuando 489 dos 500 possíveis com a pistola emprestada por Alfred P. Lane (EUA) que ficou com o bronze. À tarde a equipe com,pleta conquistou o bronze e somente no dia seguinte (03/08/1920) o Guilherme conquistou o "primeiro ouro olímpico do Brasil" no tiro rápido de revolver 30m. Assim sendo, a primeira medalha olímpica brasileira foi a de prata, mas como os brasileiros só "se ligam" no primeiro lugar, corre-se o risco da memória de um grande homem como Afrânio cair no esquecimento. Até porque sua história não se restringe apenas a esta conquista, também fundou a Federação Brasileira de Tiro, foi ministro e teve outras realizações.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/6/12

    Algém sabe onde está guardada essa medalha?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo13/8/12

    alguem sabe em que modalidades o brasil ganhou a primeira medalha de ouro nas olimpiedas de 2012?/

    ResponderExcluir
  9. A medalha encontra-se no Museu do Fluminense,na Rua Alvaro Chaves n.º 41, em Laranjeiras.

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.