segunda-feira, 19 de maio de 2008

Aberta uma vaga para imortal da Academia Brasileira de Letras


Olá.
Para começar, uma nota triste.
Neste fim-de semana, morreu a escritora e viúva de Jorge Amado, Zélia Gattai, aos 91 anos de idade. Como ela era imortal da Academia Brasileira de Letras, isso significa que sua cadeira na Academia vai desocupar e que está aberta uma vaga para acadêmico.


.............................................................Este fardão pode ser seu!

E é lógico que tem muito escritor e até não-escritor de olho nessa vaga para comer os chás com bolinhos que servem lá, dentre outras coisas.
Trata-se de uma escolha séria, mas é claro que sempre há avacalhadas, como a eleição de Paulo Coelho, de Ivo Pitangui e até a de Getúlio Vargas, na sua época.
Por isso, toda vida que um imortal morre (olha que contradição, um imortal que morre) eu me preocupo muito, pois tenho medo que entre um Zé Doidim na Academia.
Vou, inclusive, fazer uma lista de quem eu não quero ver nem pintado de ouro com o fardão da Academia:

1. Arnaldo Jabor.



Infelizmente, este sujeito tem condições de entrar por ter escritos de sua autoria. Maaas, além de um jornalista chinfrim é um cronista de meia tigela. Os textos dele tão mais para um livro do Ari Toledo ou um roteiro do Zorra Total do que para uma obra literária. Tomara que ele não se candidate, e se se candidatar, não seja aceito. Façam figa.

2. Diogo Mainardi:



Este não merece nem que eu fale nele. Trata-se de um neofascista de merda travestido (ui) de jornalista. Não estou dizendo que o PT ou Lula não devam ser criticados. Maaas, uma coisa é você falar mal de tudo e todos, outra é falar besteira. Este sujeito devia ser proibido de escrever. E,logicamente, é impossível aceitar um cara desses na Academia.

3. Jô Soares.


Apresentador de televisão e brinca de ser escritor nas horas de ócio. Acho que nem preciso dizer porque este cidadão não pode figurar numa academia de letras. A obra literária(?) dele é mediana. Além disso, é um sujeito arrogante, cheio de si e se acha o intelectual de múltiplos talentos. E um fardão para ele seria dar poder demais a mãos erradas.

4. Galvão Bueno.



Que eu saiba, não escreveu nada. Maaas, se escrever, com certeza vai querer entrar. Ele é semelhante ao Jô. Só que Jô tem alguma inteligência, Galvão não. Ele se acha conhecedor de todos os esportes, regras, países, pronúncias, etc. Além disso, com Galvão discursando numa reunião da Academia, eu não daria nem 5 minutos para os imortais do recinto cortarem os seus pulsos.

5. Pedro Bial.



Afffff. O cara se acha o cronista só porque fala "bonito" nas eliminações do BBB. Para mim, não tem talento nenhum e não passa de um refinado enrolão. Um cara que recita uma crônica ao som de funk não pode ser levado a sério, e muito menos, vestir o fardão.

6. Lya Luft.



Nada contra a pessoa dela. Só que eu acho os textos dela muito fraquinhos para ela figurar na academia. E ela é muito "modinha". De escritores "modinha"na Academia já basta o Paulo Coelho.

7. Virgílio Maia.


Só pra citar um autor cearense. Na minha opinião, tal autor não passa de um neo parnasiano ridículo. A impressão que se passa é que ele escreve só por escrever. Não vejo nada de literário em suas poesias. Quer um exemplo? Olha essa poesia que ele fez a (pasmem) um bujão de gás:

Um bujão de gás(Virgílio Maia)


Prateado, bojudo, gordo, anão,
num escuro recanto relegado,
humilde é Prometeu acorrentado
por plástica corrente a um fogão.


Traz no bojo ancestral ignição
ofertada da chama no azulado,
na memória assoprando inesperado
espeleológico arco de um tição.


Reside nele a flama do carvão,
labareda eternal em combustão,
homenagem de fogo a quem ousou:


homem primevo, rude antepassado,
que acendendo o futuro, desgrenhado,
num gesto só o fogo arrebatou.

Eu tive que ler o livro desse coisa no vestibular. Affff.

8.Fernando Henrique Cardoso.


Eventualmente, ex-presidentes se candidatam a Academia. Alguns conseguem, como José Sarney, JK e Getúlio Vargas. Não há dúvida de que Fernando Henrique é um dos maiores teóricos das Ciências Socias brasileiras. Maaas, nem ele mesmo acredita no que escreve: quando assumiu a presidência disse: "Esqueçam tudo o que escrevi". Um cara desses não pode ir para a Academia.

9. Bruna Surfistinha.



A Academia não é puteiro zona.

10. Lula.



Ele sabe escrever?

Claro que pouco a gente pode fazer para evitar que os imortais façam as escolhas deles. Maaaas, um pressãozinha pode ser feita. Eu tou fazendo minha parte.
Sorte que a maioria dos cidadãos que citei nem pensa em se candidatar.
Vamos rezar para que a cadeira de Zélia Gattai( que também foi de Jorge Amado) tenha o melhor ocupante possível.
Abraço.

7 comentários:

  1. Diogo Mainardi nãããããããããããããããããããããããão

    Até a Bruna Surfistinha é melhor

    "/

    ResponderExcluir
  2. auahuahua bruna surfistinha foi ótemo!

    e gente, que fardão caberia no jô néam?

    ResponderExcluir
  3. Diogo Mainardi seria sacanagem, o cara fala mal até da mãe dele...exagera demais em tudo, faz o mundo ficar feio.

    Pedro Bial me embrulha o estômago com tanta poesia... faz o mundo ficar colorido demais.

    Jô é arrogante... tem inteligência mas não sabe usar, a começar pela educação dele "não querendo interromper mas já interropendo" faz o mundo se achar burro demais.

    Virgílio da tua terra... não vi graça em ter feito uma poesia pro meu cofre, que tem formato de um botijão de gáz azul... me fez sentir mais brega ainda.

    Lia Luft... tudo igual.

    e bruna faz o mundo ficar pior do que já está, e me dá a sensação de que estou estudando à toa.

    Bem, será que eu poderia me candidatar? tipo, acho bacana tomar chá e comer bolinhos de graça.

    ResponderExcluir
  4. Ah... no final somos todos a mesma coisa... só que uns conseguem ser a mesma coisa de forma mais divertida.

    ResponderExcluir
  5. sinceramente, a zelia gatai era pior do que esses que voce citou.
    E como a Academia ha tempos nao representa nada, pode ter qualquer coisa lá.
    qualquer lugar que tenha o paulo coelho como destaque nao deveria existir. até a bruna surfistinha e o mainardi sao melhores opçoes.
    mas se quiserem aceitar minha candidatura, tamo ae :D

    ResponderExcluir
  6. Concordo com tooooooooooooooooooodaaass suas escolhas, principalmente c o Mainardi q mora em Paris e se axa um coitado faelado no Brasil, reclama mais do q pobre na chuva. Coisa prestavel msmo ele nao diz
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  7. Sabe quem deveria entrar...
    .
    ..
    ...
    ....
    .....
    Ferreira Gullar, antes que a Globo vulgarize!

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.