segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Série Teorias da Conspiração: Mascote do Carrefour e sua semelhança com Napoleão. Coincidência ou projeto?


Olá.

Após breve pausa, venho escrever novamente.

Todo mundo que tem o Carrefour em sua cidade já viu, no comercial deste hipermercado, o seu mascote, o chamado Precinho (?) Carrefour. Trata-se de uma bolinha azul com cara de abestado e um triângulo em cima dela (o triângulo é uma representação semiótica de um chapéu).

Como o Carrefour é uma rede francesa, uma multinacional, melhor dizendo, sou levado a crer que o simpático mascote representa o maior líder francês da história: Napoleão Bonaparte.

Alguns podem argumentar que a semelhança com Napoleão seria só para aludir à França, terra natal do Carrefour.

Maaas, será que é só isso mesmo?

Refletindo sobre o mascote napoleônico desta rede de hipermercados, formulei a seguinte hipótese:


O mascote semelhante a Napoleão não se trata apenas de um simbolismo francês. Trata-se de um projeto expansionista de grandes proporções. Assim como fez Bonaparte, o Carrefour também iniciou ( e ainda está em andamento) um processo de dominação global, começando pela Europa. E vem sendo bem sucedido neste projeto, chegando recentemente aqui em Fortaleza, depois de já demarcar território em várias partes do Brasil e do mundo. Ou seja, eles seguiram o princípio de Napoleão, mas foram ainda mais além de Napoleão, já que, mesmo tendo vários concorrentes (principalmente o Wal-Mart), não há perspectiva de uma Batalha de Waterloo que vá derrubá-la, já que, atualmente, o poder de um indivíduo ou de um grupo está ligado ao capital, que, por sinal, o Carrefour tem de sobra.

Pode parecer uma idéia meio viajante, mas você há de convir que faz sentido.

E, na história dos negócios, existem muitos relatos de lobos em pele de cordeiro. Podemos estar diante de um neste relato. Pense nisso.

Existem várias outras teorias sobre os símbolos do Carrefour. Mas eu, como estudioso na área de comunicação,tenho certeza, nenhuma marca é criada do nada. Tem uma idéia bastante racional por trás de cada detalhe.
Esta foi mais uma teoria da conspiração. Até a próxima postagem.

Abraço.

2 comentários:

  1. Valha, mas esse mascote não foi retirado da marca.
    Que representa a bandeira francesa.
    Ai Shiryu, agora to com medo.

    ResponderExcluir
  2. eu tb.
    O Carrefour já tá aqui!
    ói.

    ResponderExcluir

A partir de agora, todos podem comentar no blog, incluindo os anônimos. Contudo, para a sua segurança (e para a minha, claro), ele serão moderados. Só passarão os comentários relacionados ao assunto do post. Comentários com ofensas ou agressões não são bem-vindos. No mais, aproveite. Este espaço também é seu. Sabendo usar, não vai faltar.